quarta-feira, 25 de abril de 2007

Programa da disciplina - 25/4

COMUNICAÇÃO DIGITAL
Profa. Cláudia Herte de Moraes - 2007/1
Turma 20

OBJETIVOS
Introduzir o debate sobre as novas tecnologias de comunicação, especificamente a internet, e os impactos causados na sociedade.
Estudar a escrita hipertextual.

Programa
UNIDADE 1 - NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
1.1 - Desenvolvimento das tecnologias de comunicação.
1.2 - A comunicação em rede.
1.3 – Internet.

UNIDADE 2 – CIBERCULTURA
2.1 - Comunicação mediada por computador.
2.2 - Comunidades virtuais.
2.3 - Comércio virtual.
2.4 - Educação à distância.
2.5 - Exclusão digital.

UNIDADE 3 – HIPERTEXTO
3.1 – Conceito.
3.2 - Principais autores.
3.3 – Aplicações.

Como vai ser a disciplina
Pesquisa – Impacto das novas tecnologias no Jornalismo e na sociedade
Objetivos: Criar competência de inovação, a partir de um conhecimento qualitativo e criativo. Pressuposto: disciplina como espaço coletivo de trabalho, para a reconstrução do conhecimento teórico e empírico. A disciplina será montada para que estudantes e professora trabalhem juntos na busca da reconstrução do conhecimento. Produtos: definidas as linhas do projeto, os alunos irão elaborar e defender o uso de um modo de apresentação dos resultados, que será composto de um relatório científico e outra forma de apresentação de suporte midiático.
- O tema: A partir da leitura do programa da disciplina apresentado no primeiro dia, cada um dos alunos fará um texto contento questionamentos sobre qualquer um dos pontos/temas relacionados. ENTREGA DIA 02/05
- Deverá trazer material para a sala de aula, contemplando os problemas encontrados no campo empírico, ou seja, em material jornalístico e/ou outros e suas modificações a partir das novas tecnologias. DEBATE DE TEMAS 21/05
- O que já se sabe sobre: texto individual sobre os textos da apostila em comparação com os materiais trazidos pelos alunos. ENTREGA DIA 06/06
- Questionamento: A partir dos temas levantados, serão agrupados em grandes “questões”. A idéia é criar debates sobre os temas, e os relatórios individuais serem apresentados como pontos de partida para a busca de um consenso sobre o objeto a ser pesquisado. Entrega de relato de questões (individual) dia 20/06. Divisão de grupos.
- Pesquisa: A partir do fechamento dos objetivos e questões a serem aprofundadas, a professora fará a orientação de bibliografia para que os estudantes possam elaborar a busca de informações adequadas para aprofundar o tema. Apresentação dos projetos (02/07) - texto e oral (2 minutos)
- Cada grupo terá: Um coordenador – cuida do andamento do trabalho e de sua constituição final de acordo com os objetivos. Dois relatores – expressam de maneira elaborada as contribuições do grupo. Todos: devem elaborar individualmente, reelaborar as críticas recebidas, contra-argumentar.
- Comunicação: Depois de ler, escrever, ser criticado e criticar, o grupo deve apresentar um processo ou produto inovador nos aspectos técnico, estético ou ético, acompanhado de um relatório científico individual ao final do semestre.

Recursos
Material elaborado pela professora
  • Apostila com coletânea de textos sobre os pontos do programa (xérox e/ou site www.cesnors.ufsm.br);
  • Blog da disciplina (www.digitalcesnors.blogspot.com)
  • Material da internet: Sites indicados pela professora/ indicados pelos alunos.
Material da Biblioteca: Bibliografia da disciplina/ Livros sobre os temas.

Avaliação
Os seguintes aspectos serão observados ao longo do trabalho na disciplina:
1) Acompanhamento individual - Anotações de caráter avaliativo geral: 2,0 pontos.
2) Interesse por pesquisa - Avalia a busca e apresentação de material relevante e pertinente: 2,0 pontos.
3) Elaborações próprias - Textos apresentados, propostas e argumentação oral ou escrita: 2,0 pontos.
4) Participação ativa - Participação individual e em grupo para a concretização do trabalho; Produtos: 4,0 pontos.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.
DIZARD, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
MIELNICZUCK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. In: PALACIOS, Marcos; LEMOS, André. Janelas do ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001.
_____.Jornalismo online e os espaços do leitor: um estudo de caso do NetEstado. (dissertação de Mestrado). Porto Alegre: UFRGS/PPGCOM, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIOVANINI, Giovani. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
LEÃO, Lúcia. O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2001.
LEMOS, André. Cultura das Redes. Ciberensaios para o Século XXI. Salvador: Edufba, 2002.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
STEPHENS, Mitchell. História das comunicações. Do tantã ao satélite. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
RHEINGOLD, Howard. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.

2 comentários:

Unknown disse...

Prof, não encontrei os textos no site do Cesnors...

bjos

Unknown disse...

Pronto... encontrei agora...
hehe

bjos