Alunos interessados em recuperar disciplinas amparadas pela resolução 05/95 da UFSM, devem fazer inscrição nos dias 30 de abril (segunda) e 02 de maio (quarta-feira).
Falow!
quinta-feira, 26 de abril de 2007
Inscrições pro Intercom até amanhã
INTERCOM SUL
INSCRIÇÕES NO SITE
Estudante Graduação –R$ 50,00
Informações de: Wagner Pacheco
Pres. DACG/UPF (em 23/04/2007)
Alojamento - com custo de R$ 15,00 (sujeito a acréscimo em função de possível aumento do salário mínimo.)Obs.: cama com colchão e banheiro feminino e masculino
Para isso, os interessados devem encaminhar por fax ou via e-mail (scanneado) o comprovante de pagamento da inscrição no evento, onde esteja visível o número da inscrição e a autenticação do pagamento.
Cancelada arrecadação de alimentos em Frederico
As coordenações dos cursos de Frederico Westphalen e a direção do Cesnors comunicam a todos os alunos, calouros e veteranos, e à comunidade em geral, que a programação da Calourada foi modificada para esta sexta-feira (27/4). Em função do mau tempo, a arrecadação de alimentos para a Pastoral da Criança será realizada em nova data, a ser divulgada oportunamente. Com o cancelamento da atividade externa, as aulas vão ocorrer normalmente na sexta-feira.
quarta-feira, 25 de abril de 2007
Essa é muito boa!
Do site IDG Now.
Creio que seja apropriadíssima! (Hehehe)
Campanha por mundo sem reclamações distribui pulseiras na internet
Programa da disciplina - 25/4
COMUNICAÇÃO DIGITAL
Profa. Cláudia Herte de Moraes - 2007/1
Turma 20
OBJETIVOS
Introduzir o debate sobre as novas tecnologias de comunicação, especificamente a internet, e os impactos causados na sociedade.
Estudar a escrita hipertextual.
Programa
UNIDADE 1 - NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
1.1 - Desenvolvimento das tecnologias de comunicação.
1.2 - A comunicação em rede.
1.3 – Internet.
UNIDADE 2 – CIBERCULTURA
2.1 - Comunicação mediada por computador.
2.2 - Comunidades virtuais.
2.3 - Comércio virtual.
2.4 - Educação à distância.
2.5 - Exclusão digital.
UNIDADE 3 – HIPERTEXTO
3.1 – Conceito.
3.2 - Principais autores.
3.3 – Aplicações.
Como vai ser a disciplina
Pesquisa – Impacto das novas tecnologias no Jornalismo e na sociedade
Objetivos: Criar competência de inovação, a partir de um conhecimento qualitativo e criativo. Pressuposto: disciplina como espaço coletivo de trabalho, para a reconstrução do conhecimento teórico e empírico. A disciplina será montada para que estudantes e professora trabalhem juntos na busca da reconstrução do conhecimento. Produtos: definidas as linhas do projeto, os alunos irão elaborar e defender o uso de um modo de apresentação dos resultados, que será composto de um relatório científico e outra forma de apresentação de suporte midiático.
- O tema: A partir da leitura do programa da disciplina apresentado no primeiro dia, cada um dos alunos fará um texto contento questionamentos sobre qualquer um dos pontos/temas relacionados. ENTREGA DIA 02/05
- Deverá trazer material para a sala de aula, contemplando os problemas encontrados no campo empírico, ou seja, em material jornalístico e/ou outros e suas modificações a partir das novas tecnologias. DEBATE DE TEMAS 21/05
- O que já se sabe sobre: texto individual sobre os textos da apostila em comparação com os materiais trazidos pelos alunos. ENTREGA DIA 06/06
- Questionamento: A partir dos temas levantados, serão agrupados em grandes “questões”. A idéia é criar debates sobre os temas, e os relatórios individuais serem apresentados como pontos de partida para a busca de um consenso sobre o objeto a ser pesquisado. Entrega de relato de questões (individual) dia 20/06. Divisão de grupos.
- Pesquisa: A partir do fechamento dos objetivos e questões a serem aprofundadas, a professora fará a orientação de bibliografia para que os estudantes possam elaborar a busca de informações adequadas para aprofundar o tema. Apresentação dos projetos (02/07) - texto e oral (2 minutos)
- Cada grupo terá: Um coordenador – cuida do andamento do trabalho e de sua constituição final de acordo com os objetivos. Dois relatores – expressam de maneira elaborada as contribuições do grupo. Todos: devem elaborar individualmente, reelaborar as críticas recebidas, contra-argumentar.
- Comunicação: Depois de ler, escrever, ser criticado e criticar, o grupo deve apresentar um processo ou produto inovador nos aspectos técnico, estético ou ético, acompanhado de um relatório científico individual ao final do semestre.
Recursos
Material elaborado pela professora
Avaliação
Os seguintes aspectos serão observados ao longo do trabalho na disciplina:
1) Acompanhamento individual - Anotações de caráter avaliativo geral: 2,0 pontos.
2) Interesse por pesquisa - Avalia a busca e apresentação de material relevante e pertinente: 2,0 pontos.
3) Elaborações próprias - Textos apresentados, propostas e argumentação oral ou escrita: 2,0 pontos.
4) Participação ativa - Participação individual e em grupo para a concretização do trabalho; Produtos: 4,0 pontos.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.
DIZARD, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
MIELNICZUCK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. In: PALACIOS, Marcos; LEMOS, André. Janelas do ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001.
_____.Jornalismo online e os espaços do leitor: um estudo de caso do NetEstado. (dissertação de Mestrado). Porto Alegre: UFRGS/PPGCOM, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIOVANINI, Giovani. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
LEÃO, Lúcia. O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2001.
LEMOS, André. Cultura das Redes. Ciberensaios para o Século XXI. Salvador: Edufba, 2002.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
STEPHENS, Mitchell. História das comunicações. Do tantã ao satélite. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
RHEINGOLD, Howard. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.
Profa. Cláudia Herte de Moraes - 2007/1
Turma 20
OBJETIVOS
Introduzir o debate sobre as novas tecnologias de comunicação, especificamente a internet, e os impactos causados na sociedade.
Estudar a escrita hipertextual.
Programa
UNIDADE 1 - NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
1.1 - Desenvolvimento das tecnologias de comunicação.
1.2 - A comunicação em rede.
1.3 – Internet.
UNIDADE 2 – CIBERCULTURA
2.1 - Comunicação mediada por computador.
2.2 - Comunidades virtuais.
2.3 - Comércio virtual.
2.4 - Educação à distância.
2.5 - Exclusão digital.
UNIDADE 3 – HIPERTEXTO
3.1 – Conceito.
3.2 - Principais autores.
3.3 – Aplicações.
Como vai ser a disciplina
Pesquisa – Impacto das novas tecnologias no Jornalismo e na sociedade
Objetivos: Criar competência de inovação, a partir de um conhecimento qualitativo e criativo. Pressuposto: disciplina como espaço coletivo de trabalho, para a reconstrução do conhecimento teórico e empírico. A disciplina será montada para que estudantes e professora trabalhem juntos na busca da reconstrução do conhecimento. Produtos: definidas as linhas do projeto, os alunos irão elaborar e defender o uso de um modo de apresentação dos resultados, que será composto de um relatório científico e outra forma de apresentação de suporte midiático.
- O tema: A partir da leitura do programa da disciplina apresentado no primeiro dia, cada um dos alunos fará um texto contento questionamentos sobre qualquer um dos pontos/temas relacionados. ENTREGA DIA 02/05
- Deverá trazer material para a sala de aula, contemplando os problemas encontrados no campo empírico, ou seja, em material jornalístico e/ou outros e suas modificações a partir das novas tecnologias. DEBATE DE TEMAS 21/05
- O que já se sabe sobre: texto individual sobre os textos da apostila em comparação com os materiais trazidos pelos alunos. ENTREGA DIA 06/06
- Questionamento: A partir dos temas levantados, serão agrupados em grandes “questões”. A idéia é criar debates sobre os temas, e os relatórios individuais serem apresentados como pontos de partida para a busca de um consenso sobre o objeto a ser pesquisado. Entrega de relato de questões (individual) dia 20/06. Divisão de grupos.
- Pesquisa: A partir do fechamento dos objetivos e questões a serem aprofundadas, a professora fará a orientação de bibliografia para que os estudantes possam elaborar a busca de informações adequadas para aprofundar o tema. Apresentação dos projetos (02/07) - texto e oral (2 minutos)
- Cada grupo terá: Um coordenador – cuida do andamento do trabalho e de sua constituição final de acordo com os objetivos. Dois relatores – expressam de maneira elaborada as contribuições do grupo. Todos: devem elaborar individualmente, reelaborar as críticas recebidas, contra-argumentar.
- Comunicação: Depois de ler, escrever, ser criticado e criticar, o grupo deve apresentar um processo ou produto inovador nos aspectos técnico, estético ou ético, acompanhado de um relatório científico individual ao final do semestre.
Recursos
Material elaborado pela professora
- Apostila com coletânea de textos sobre os pontos do programa (xérox e/ou site www.cesnors.ufsm.br);
- Blog da disciplina (www.digitalcesnors.blogspot.com)
- Material da internet: Sites indicados pela professora/ indicados pelos alunos.
Avaliação
Os seguintes aspectos serão observados ao longo do trabalho na disciplina:
1) Acompanhamento individual - Anotações de caráter avaliativo geral: 2,0 pontos.
2) Interesse por pesquisa - Avalia a busca e apresentação de material relevante e pertinente: 2,0 pontos.
3) Elaborações próprias - Textos apresentados, propostas e argumentação oral ou escrita: 2,0 pontos.
4) Participação ativa - Participação individual e em grupo para a concretização do trabalho; Produtos: 4,0 pontos.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.
DIZARD, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
MIELNICZUCK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. In: PALACIOS, Marcos; LEMOS, André. Janelas do ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001.
_____.Jornalismo online e os espaços do leitor: um estudo de caso do NetEstado. (dissertação de Mestrado). Porto Alegre: UFRGS/PPGCOM, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIOVANINI, Giovani. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
LEÃO, Lúcia. O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2001.
LEMOS, André. Cultura das Redes. Ciberensaios para o Século XXI. Salvador: Edufba, 2002.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
STEPHENS, Mitchell. História das comunicações. Do tantã ao satélite. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
RHEINGOLD, Howard. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.
segunda-feira, 23 de abril de 2007
Aqui estamos nós
Queridos,
Aqui novamente a teimosa professora teimando em publicar textos num blog pra vocês lerem de onde puderem ou estiverem conectados à rede das redes.
Este, em especial, terá de ser mais. Interativo, multimídia, criativo etc etc.
Por que? Simplesmente porque será dedicado ao tema Comunicação Digital. A partir do que vamos ter na aula, vou colecionando outras dicas, leituras, links, questionamentos pra todos, por aqui.
Desta vez, a leitura do blog será obrigatória. Que isso profe??? Simples, nós teremos que organizar as idas aos laboratórios para que cada um de vocês produza seus textos da disciplina. E este blog será o começo de cada chegada nossa ao laboratório do curso, ok?
Bem, para uma apresentação já está bom. Até porque nos vemos na sala de aula, todas as segundas e quartas. Não morrerei de saudades....
Aqui novamente a teimosa professora teimando em publicar textos num blog pra vocês lerem de onde puderem ou estiverem conectados à rede das redes.
Este, em especial, terá de ser mais. Interativo, multimídia, criativo etc etc.
Por que? Simplesmente porque será dedicado ao tema Comunicação Digital. A partir do que vamos ter na aula, vou colecionando outras dicas, leituras, links, questionamentos pra todos, por aqui.
Desta vez, a leitura do blog será obrigatória. Que isso profe??? Simples, nós teremos que organizar as idas aos laboratórios para que cada um de vocês produza seus textos da disciplina. E este blog será o começo de cada chegada nossa ao laboratório do curso, ok?
Bem, para uma apresentação já está bom. Até porque nos vemos na sala de aula, todas as segundas e quartas. Não morrerei de saudades....
Assinar:
Postagens (Atom)