quarta-feira, 2 de maio de 2007

Apontamentos - slides aula dia 02/5

Comunicação Digital

Temas subjacentes
papel do jornalismo como mediador
informatização das redações
ritmo da informação
informação em rede
economia global
modificações na produção e distribuição de informação
Comunicação Digital
A comunicação digital se organiza em função de uma combinação de diferentes mídias e dispositivos tecnológicos sendo predominante na chamada Sociedade da Informação.
Nossa história está em constante transformação, ligada sempre ao desenvolvimento de formas de armazenamento e distribuição da informação. Na sociedade atual, o valor da informação é ainda maior.
Dispositivos
O que é um dispositivo tecnológico?
Todo e qualquer instrumento, aparelho, equipamento utilizado para ampliar, melhorar ou inovar alguma tarefa realizada pelas pessoas. No caso da comunicação, são instrumentos usados na circulação, no armazenamento e/ou no tratamento da informação.

Exemplos...
Imprensa, rádio, televisão, cinema
Telefone, telégrafo
Computadores – Internet
Celulares
Palmtops, laptops
Tocadores de música e vídeo
Tecnologia wireless
Etc.
O processo histórico
Entender o impacto das novas tecnologias na sociedade exige postura crítica e aberta.
Não é preciso tornar-se um “idiota tecnológico” para ver as vantagens da evolução tecnológica.
Também não se pode negar que a tecnologia “em si” não poderá resolver todos os problemas.
Teorias/teses envolvidas
Sociedade pós-industrial (e cultura pós-moderna) – Jean-Francois Lyotard, (1979)
Sociedade da informação ou do conhecimento - Fritz Machlup (1962) – Marc Portat (1966)
Sociedade em rede - Manuel Castells, (1999) Levy (1993)
Sociedade da aprendizagem – Pozo e outros (2001)
Pós-modernidade
Conceito: Mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas.
Arquitetura, computação, arte Pop, Filosofia (crítica ao ocidentalismo), moda, cinema, música... e chega ao cotidiano nos dias atuais.
Características:
saturação informativa (mais signos que coisas); entrada do chip na programação da vida moderna; economia e sociedade do consumo;
reflexo nas artes: satirização, pastiche (colagem), desesperança; Filosofia: niilismo (nada, vazio, ausência de valores e sentidos para a vida, morte aos ideais e deuses)

Pós-modernidade
Em resumo: sociedade de indivíduos integrados à tecnologia, consumistas, narcisistas, com identidades móveis e, de outro lado, o surgimento de um consumidor programado, sem história.

Sociedade em rede
"A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede"
(M. Castells).

Rede hipertextual
Trabalhar, viver, conversar fraternalmente com outros seres, cruzar um pouco por sua história, isto significa, entre outras coisas, construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um contexto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão (Pierre Lévy, 1993).
Sociedade do conhecimento
a grande produção de informação
a utilização maciça de tecnologias eletrônicas em rede
o processo de aprendizagem para toda a vida

Sociedade da aprendizagem
O modelo social emergente trata de valorizar os “processos de aquisição desse conhecimento, uma vez que são as ferramentas mais poderosas para espalhar ou distribuir socialmente essas novas formas de gestão do conhecimento” (Pozo, 2004)

“A C E S S O”
Momento histórico e cultural baseado no acesso das pessoas ao conhecimento e à informação.
Característica essencial: velocidade e multidirecionalidade.
Usos da informação
Uso no cotidiano: escolher produtos, contatar pessoas, trabalhar, programar lazer etc.
Uso econômico: trocas econômicas via rede de computadores.
Uso social: rede de distribuição de causas sociais e mobilização.
Uso político: informação e ideologia na rede.
Uso para conhecimento: informação para a educação.

Textos 01 - Leituras para 14/05
Disponível no xerox, no site www.cesnors.ufsm.br e com links no www.digitalcesnors.blogspot.com
GALARÇA, LS. Jornalismo Online na Sociedade da Informação – APENAS p.27 a 50
http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000432427&loc=2004&l=a68f7d8508fffd92
FERREIRA, JCF. Mutações Sociais e Novas Tecnologias: O potencial radical da Web.
http://www.bocc.ubi.pt/pag/felz-jorge-potencial-radical-da-web.pdf


Bye, bye

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu