quinta-feira, 31 de maio de 2007

Avaliação

Se você ainda tiver dúvidas sobre a avaliação da disciplina, fale, envie um e-mail, ou coloque um comentário no blog...

Os seguintes aspectos estão sendo observados ao longo da disciplina:
1) Acompanhamento individual - Anotações de caráter avaliativo geral: 2,0 pontos.
2) Interesse por pesquisa - Avalia a busca e apresentação de material relevante e pertinente: 2,0 pontos.
3) Elaborações próprias - Textos apresentados, propostas e argumentação oral ou escrita: 2,0 pontos.
4) Participação ativa - Participação individual e em grupo para a concretização do trabalho; Produtos: 4,0 pontos.

Avaliação do artigo individual (faz parte do item de avaliação 2 e 3)
Data entrega: 08 de agosto
Tamanho: de 06 a 12 páginas


Sistematização: Não há sistematização de idéias e o texto é confuso (I);
O texto parece estar falando de várias coisas ao mesmo tempo (F);
Há um conjunto que forma a unidade de começo, meio e fim (S);
O texto apresenta as idéias e dados de forma clara e ordenada (MB)
Argumentação: Não existe argumentação no texto (I); O texto traz argumentos apenas repetitivos e sem profundidade (F);
Há uma boa argumentação, mostrando dados e principais idéias ligadas a eles (S);
O texto defende claramente uma idéia a respeito do tema, com base em autores de referência, e os argumentos estão complementados por exemplos e boa reflexão pessoal (MB).

Conclusões: O texto não tem conclusão (I);
A conclusão está inconsistente, ou seja, não está de acordo com o restante do texto (F);
As conclusões são satisfatórias, pois acompanham o andamento dos argumentos e refletem as idéias geradas pela pesquisa (S);
O texto apresentado traz conclusões importantes, inovadoras e relacionadas à proposta de reflexão sobre o tema escolhido como objeto da pesquisa. (MB).

Avaliação da Apresentação oral (faz parte do item 3 e 4) Data 08, 13 e 15/8
O grupo não apresentou (I);
O grupo não soube apresentar de maneira adequada, faltando elementos para os colegas pensarem sobre o tema (F); A apresentação trouxe os principais pontos abordados nos artigos e no produto (S); O grupo apresentou de forma clara, leve e consistente o tema, relacionando o trabalho oral ao tema e ao produto, ampliando as informações do grande grupo em sala de aula (MB).

Produto (faz parte do item 4) Data 08, 13 e 15/8
O grupo não apresentou produto (I);
O grupo apresentou produção de baixa qualidade, com falhas na correção gramatical, na utilização de recursos inovadores, como hipertexto e multimídias (ou no uso dos demais dispositivos tecnológicos propostos) e sem relação com as temáticas abordadas individualmente nos relatórios científicos (F);
O produto apresenta os recursos mínimos exigidos e reflete o aprofundamento dos textos relacionados, bem como o uso adequado de recursos tecnológicos (S);
Além de usar corretamente os recursos e apresentar relação temática com os textos individuais, o produto é inovador em seu conceito ou formato (MB).


Escrevendo um artigo científico

(Sigam as normas da MDT, não esqueçam!)
Importância das partes e do todo
Ao pensar no artigo científico, é preciso que todas as suas partes estejam em coerência com o todo. Quer dizer, o artigo tem o objetivo de demonstrar alguma coisa, baseado em teorias e análises, que por sua vez justificam o ponto de vista do autor e colaboram para que algumas conclusões possam ser tiradas da problemática abordada.

As partes do artigo
Título: deve ser breve e rigoroso, ou seja, não prometa o que não será cumprido no texto.
Autor: Nome, instituição, e-mail
Resumo deve informar o que foi realizado, a metodologia (como), os principais resultados e a importância destes para o tema abordado.

Introdução
A introdução deve esclarecer do que realmente trata o artigo em pauta, sendo necessário enquadrar as idéias chaves que foram usadas como pressupostos da argumentação.
É também na introdução que se discorre sobre como o tema tem sido tratado pelos autores que fazem parte das nossas referências teóricas. A relevância do artigo, quer dizer, porque se está escrevendo sobre este tema e desta forma, como este artigo vai colaborar para ampliação do conhecimento a respeito do problema. No caso de pesquisas analíticas, também é necessário descrever o método utilizado. Por fim, destacam-se as partes que se seguirão no artigo, ou seja, a sua estrutura.

O corpo do artigo
O desenvolvimento constitui a descrição, ao longo de vários parágrafos, de todos os pontos relevantes do trabalho realizado.

Considerações finais
As conclusões devem ser elaboradas de forma clara, contendo o que é o trabalho descrito no artigo e qual a sua relevância. É preciso discorrer sobre as vantagens e limitações das propostas anunciadas no texto. Se for pertinente, pode-se referir aplicações dos resultados e recomendações para o aprofundamento dos estudos.

Referências bibliográficas
Devem ser listadas as referências bibliográficas utilizadas no artigo, ou seja, de livros, artigos, periódicos, jornais consultados.

Link sobre artigo científico
http://eden.dei.uc.pt/~ctp/papers.htm

Nenhum comentário: