segunda-feira, 21 de maio de 2007

Apontamentos aula 21/5

A internet
21.05.07

Internet - origem
Nasceu em 1969 – integrava laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (Advanced Research Projects Agency).
Ligada ao Departamento de Defesa Americano.

Conceito central : todos os pontos se equivalem, não há comando central.

Características
Linux – fonte aberta (importância dos hackers)
World Wide Web (1991) foi criada na Suíça e em 1993 já eram comuns as home pages. Navegação e criação facilitada.
Mosaic (não era necessário programar) e Hipertexto.
http – quer dizer que a pagina será buscada pela web (ftp – para cópias de arquivos).
www – servidores da web ou site.

Expansão
EUA - Ficou restrita ao ambiente acadêmico até 1987. Com a liberação de uso comercial, a rede virou moda e começam a aparecer os provedores. Mania das home pages.
BR – A Rede Nacional de Pesquisas foi criada em 1990 (MEC), para gerenciar área acadêmica. Em 1992, estavam ligadas IES e Ongs, como Ibase.
BR – abre uso comercial e cria um Comitê Gestor da internet para acompanhar a expansão da rede, a partir de 1995.

Conceitos
Cerca de 50 mil redes. Em comum – o TCP – (Transmission Control Protocol) que permite a comunicação entre elas.
Uma rede de redes baseadas no TCP/IP
Uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes
Uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes
Números de usuários – mundiais (Castells)
1995 – 16 milhões
2001 – 400 milhões
2005 – 1 bilhão
2010 – 2 bilhões
Conseqüência – faltam estudos de seu impacto e certamente há muitas ilusões a respeito. No jornalismo também há extremos (futuro brilhante e notícias ruins)

Para compreender a rede
Difusão – Projeto a partir de uma arquitetura de múltiplas camadas, descentralizada, e protocolos de comunicação abertos.
Lógica - Além da Arpanet – outra contribuição importante para o formato atual da rede foi o BBS (Bulletin Board Systems) – sistema de quadros de avisos, que veio da conexão de computadores pessoais no final de 70. Dois estudantes de Chicago criaram um programa chamado MODEM (transferência de arquivos), em 1978.

Fim da geografia?
Infra-estrutura para internet: complexa e ampliando-se com a banda larga (para tráfego de pacotes de dados) – EUA tem papel central – backbone (rede de conexão física). É Global em alcance, mas desigual no traçado e capacidade.
2000 – Usuários: América Norte (161 milhões), Europa (105 milhões); Ásia (90); América Latina somente 15 milhões…
Dependente: distribuição tecnológica, riqueza e educação.

Bibliografia
CASTELLS, M. A galáxia da internet. RJ: Jorge Zahar Ed., 2003.
PINHO, J.B. Jornalismo na internet. SP: Summus, 2003.
WAINBERG, J. A rede das redes e a construção da informação e comunicação no Brasil. Mimeo. 2000.

Um comentário:

Cláudia disse...

A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.

Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.

Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.


leandro kempka