quarta-feira, 23 de maio de 2007

Próximas aulas

Pessoal, lembrando que o texto (segunda versão revista e ampliada) de vocês sobre o tema que vai ser pesquisado individualmente, ficou para 30 de maio. O texto deve contextualizar o assunto na Sociedade da Informação, avançando um pouco mais no tema que vc e escolheu.
Este deve ser digitado, podendo ser colocado no blog (comentário neste post) ou enviado por e-mail ou, ainda, impresso e entregue na aula.
No dia 28, próxima segunda, nossa aula será no laboratório.
No mais, está frio demais para "teclar", heheh... abs

21 comentários:

Duane Löblein disse...

Profe!
Eu estava no hospital e agora tava dando uma olhada aqui nos blogs e no site, fiquei totalmente perdida.
Essas tarefas são para fazer para quando?
Eu não estava na aula como vou saber o que foi comentado, preciso de uma forcinha.
Hm, tem alguns colegas q comentaram comigo q uns profes deram trabalho e q não aceitaram com atraso, mas meu pai ligou e disse q eu estou com atestado, vão valer todos os meus trabalhos né?
Obrigada
Beijos
DUANE!!

Cláudia disse...

Oi Duane, fique tranquila que atestado a gente aceita sim. Quando retornar às aulas, converse com os professores para entregar teus trabalhos. No caso de Comunicação Digital, o texto reformulado estava marcado para dia 28 (amanhã), mas a turma solicitou tempo até dia 30 (quarta). A idéia é aprofundar mais o teu tema contextualizando-o na Sociedade da Informação. Utilizar os textos 01 - 01B e 02 pelo menos. Abs

André disse...

Com o teletrabalho, eliminou-se as dificuldades impostas pelo deslocamento do funcionário até a empresa em que trabalha. Com o advento da Internet, tornou-se possível a prestação do serviço sem a presença física do trabalhador. Com um computador instalado em sua casa, e com uma boa conexão, é possível realizar-se qualquer trabalho à distância. Isto permite que qualquer pessoa possa prestar serviços a qualquer empresa de qualquer continente.
Algumas áreas de atuação usam o teletrabalho com mais intensidade, até pelas características da atividade. Nesta situação se destacam as áreas de vendas, consultoria, engenharia e prestadores de serviços da área da Tecnologia da Informação. É muito utilizado também por executivos de grandes empresas e, mais recentemente, pelos serviços denominados de Call Centers (televendas e teleatendimento).


Referências:

http://tele-trabalho.blogspot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teletrabalho
http://www.teletrabalhador.com/
http://www.auditoriainterna.com.br/
http://www.telecentro.pt/

Flaubi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flaubi disse...

Longe do stress das ruas, escritórios e qualquer outro ambiente tenso de trabalho parece haver uma forma alternativa de emprego. Sem discussões, deslocamento casa-trabalho e trabalho-casa, sem broncas do chefe, disputas entre colegas e toda a pressão que um ambiente pesado pode proporcionar, o teletrabalho aparenta ser a melhor forma de trabalhar e garantir o sustento mensal. Realizado quando se utiliza equipamentos tecnológicos que permitem que o trabalho tenha efeito em outro lugar de onde o trabalhador se encontra, por muitos o teletrabalho pode ser considerado sinônimo de comodidade, tranqüilidade e satisfação. Na teoria seria isso, porém a realidade pode ser outra, como não há ambiente de trabalho definido, o trabalhador enfrenta a solidão e o tédio como um obstáculo, por estar longe do real ambiente de trabalho e não manter contato físico com colegas e superiores. Dependendo da empresa, essa falta de contato face-a-face pode ser o principal responsável pelo esquecimento do empregado, deixando-o mais distante de promoções, prêmios e demais regalias.

Referências:

http://www.bernabauer.com/teletrabalho/
http://idgnow.uol.com.br/carreira/2007/01/19/idgnoticia.2007-01-19.2934536472/IDGNoticia_view
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teletrabalho
http://www.dlt.pt/_teletrabalho1.asp
http://www.serpro.gov.br/publicacoes/tema_177/materias/deb_177_02

André disse...

Aprender a Aprender
O conceito de “aprender” varia muito de indivíduo para indivíduo. Cada um tem suas próprias características e processa as informações de uma maneira inteiramente pessoal. Alguns aprendem mais lendo e decorando, outros assistindo ou ouvindo, e há até mesmo os que precisam combinar vários elementos para criar um ambiente propício para o aprendizado.
Mas um fator é comum à todos: é preciso ter curiosidade e interesse no assunto para que o aprendizado aconteça de maneira mais efetiva. É preciso ter capacidade para prosseguir e persistir sempre nas aprendizagens. Cada um precisa organizar os próprios métodos visando sempre aprimorar os seus conhecimentos e a sua capacidade de acumulá-los de forma organizado para poder aplicá-los sempre que necessário no trabalho, na escola ou até mesmo em casa.
É preciso lembrar também, que além das circunstâncias ambientais, a motivação e a confiança são fatores fundamentais para a evolução do “aprender”.

Referências:
http://www.direitodeaprender.com.pt/noticias.php?no=67
http://ltodi.est.ips.pt/hgamboa/ITS/Tutor/Intro.htm
http://www.gramaticaonline.com.br/gramaticaonline.asp?menu=6&cod=10&prox_x=1
http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115161010600/0607/espacolivre/ep_aprendesaaprender.htm
http://www.hsm.com.br/hsmmanagement/edicoes/numero_9/aprender_aprend.php


Postado por Andre R. Lopes e Nilson Rosa Lopes

Anônimo disse...

A organização em torno de um paradigma científico que colocava a sociedade capitalista como expressão de um processo civilizatório destinado a reger toda a vida humana do planeta foi responsável por diversos estudos e pesquisas.

"Teletrabalho é todo aquele tipo de função que independe de localização geográfica e que utiliza telefone, fax, computadores, correio eletrônico e/ou outras tecnologias para realizar o trabalho e comunicar com os clientes e/ou empresa”. (http://www.grandesvendedores.com.br/teletrabalho/oquee.html).

O teletrabalho foi contextualizado como uma forma de desprendimento do trabalhador ao seu local de trabalho, não havendo mais a vigilância incessante do gerente, muitas vezes visto como um capataz.
Embora contextualizado desta forma, a maioria das empresas tem o seu capital destinado a desenvolver estratégias para submeter, cada vez mais, o trabalho ao capital.

http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/PSL/TeleTrabalho
http://www.tamandare.g12.br/teletrabalho.htm
http://mobblog.plannermob.com.br/?cat=18
http://www.serpro.gov.br/publicacoes/tema_177/materias/deb_177_02
http://www.grandesvendedores.com.br/teletrabalho/oquee.html

by Jefferson e Jonathan

Anônimo disse...

SUCESSO PROFISSIONAL
NA ERA VIRTUAL


Proliferam-se as possibilidades de trabalho “virtual”, ou seja, o exercício de uma profissão remunerada executada através da Internet, seja em empresas normalmente estruturadas, sejam em conceitos de atividade à distância ou ainda executando-se atividades “freelancer” por conta própria.

No hiperlink http://emprego-e-carreira-online.com.br/trabalho-em-casa.html que aponta para um blog que propõem-se a servir como referencial para interessados em trabalho online, destaca-se que o profissional deve estar disposto a assumir com responsabilidade uma rotina sólida de ações propostas e desempenhá-las com dedicação semelhante à que é empregada em uma ação de serviço tradicional, normalmente fiscalizada por um patrão ou superior. A imagem do mundo dos sonhos, onde não se respeitam horários, desleixa-se pela irresponsabilidade e chega aos extremos dos chinelos, bermudões e passatempos é uma imagem que deve ser deixada para trás. A palavra chave é disciplina, pis o que se coloca em questão neste tipo de atividade não é o risco de uma reprimenda ou mesmo uma possível demissão, e sim o insucesso de uma atividade que pode ser altamente lucrativa ou da mesma forma, potencialmente deficitária.

Em outro artigo publicado no mesmo blog, são associadas questões a respeito de emprego, carreira e sucesso (http://emprego-e-carreira-online.com.br/carreira-emprego-sucesso.html). Em destaque neste segundo texto referencial está o ciudado que cada indivíduo deve ter na hora de avaliar estas questões, servindo a reflexão tanto para os modos formais de ação profissional quanto para as atividades desenvolvidas neste novo modelo de atuação no mercado de trabalho, voltado exclusivamente ao mundo da “virtualidade”. A atenção ao indivíduo deve estar presente e o alcance de uma posição de sucesso ou mesmo o estabelecimento de uma carreira exitosa está intimamente ligada à manutenção de uma ideal qualidade de vida, física e psicológica. “Estudos mostram que cada vez mais e mais pessoas têm problemas no trabalho devido a estresse e ansiedade.” – aifrma o texto, pressupondo que o insucesso de determinadas ações muitas vezes deve ser creditado aos problemas específicos relativos à individualidade do profissional em questão.

Voltando nosso olhar para as questões mais práticas e menos reflexivas, o mesmo blog apresenta uma espécie de manual bastante simplificado, apontando 4 possibilidades distintas de ações que estão sendo utilizadas para o desenvolvimento de negócios via Internet, com o profissional desempenhando suas funções em casa (http://emprego-e-carreira-online.com.br/trabalho-pela-internet.html), referindo-se à publicidade em sites, serviços autônomos (freelancer), venda de produtos e oferta de serviço único (e pago!). Na primeira possibilidade o conceito é bastante óbvio, citando-se o crescimento do mercado de mídia eletrônica e o conseqüente aumento da demanda (oferta e procura) por serviços associados a este setor. Na segunda possibilidade a referência é diretamente associado ao desempenho de funções limitadas, sem a criação de vínculo entre prestador de serviço e empresa, que utiliza as mais diversas possibilidades de atuação, como ações de tradução, digitação, estruturação de artigos e trabalhos científicos, até ações diretamente associadas ao mundo virtual, como a terceirização de atendimentos em serviços online. No terceiro caso a venda de produtos cresce diariamente, enfrentando porém os desafios cotidianos de assimilar ao serviço a credibilidade necessária ao estabelecimento de uma relação de confiança entre vendedor e comprador. No último caso a referência é direta às possibilidades de oferecer algum tipo diferenciado de ação, normalmente não encontrada em outros campos, encaixando-se neste perfil especialmente os serviços voltados à áreas específicas do conhecimento (assessorias técnico-científicas) porém sem deixar de incluir também ações mais simplificadas como banco de imagens, informações profissionais, até mesmo consultorias especializadas em casos determinados.

O mercado está totalmente aberto devido ao advento das novas tecnologias. Para uma inserção profissional competente neste modelo diferenciado de relação profissional porém são necessários uma série de atributos específicos, onde ressalta-se o domínio dos instrumentos disponibilizados para a execução destas tarefas (informática, línguas, relacionamento, etc...). Na verdade em qualquer campo é necessário que o profissional domine as ferramentas dispostas, desde a agricultura à física quântica, a diferença é que para aqueles que preparam-se para se aventurar no mundo do serviço online, em casa, buscando independência dos laços de patronato, não haverão maiores instruções a respeito da atividade, não haverá orientação nem acompanhamento, ficando a cardo do próprio executor a tarefa de pesquisa, treinamento, identificação de potencialidades e desenvolvimento concreto da ação prevista.

É preciso também estar atento ás milagrosas propostas que chegam diariamente até nossas caixas de e-mail. Elas sugerem caminhos fáceis, dispõem de técnicas e manuais preparados para seduzir indivíduos ingênuos a enquadrarem-se em suas supostas probabilidades de lucro e sucesso. Basta lançar o texto “trabalho em casa” ou “ganhar dinheiro sem sair de casa” na ferramenta de procura ofertada pelo site www.google.com.br para se ter uma noção da abrangência destas ofertas. No primeiro caso o número de vínculos virtuais apontados oferece mais de 3 milhões de destinos possíveis, no segundo a marca alcança quase 1 milhão.

As conclusões que podemos oferecer na verdade não são muito concretas, uma vez que esta área específica deve ainda ser mais pesquisada. O que pode ser apontado porém é que o mito do serviço informal e facilitado por ser desempenhado em casa ou em outros locais acessíveis graças ao desenvolvimento tecnológico já caiu por terra há tempo. Da mesma forma as ofertas milagrosas tem encontrado cada vez menos ingênuos dispostos às aventuras quixotestas do dinheiro fácil. Responsabilidade, disciplina, pesquisa, conhecimento e zelo ainda são as palavras chaves para o sucesso profissional. São as mesmas utilizadas no mercado formal? Sim são as mesmas, porque tanto para um (formal) como para outro (virtual) o fim que se busca será o mesmo, o sucesso, e para este as receitas seguem sendo as mesmas.

Anônimo disse...

Teletrabalho - Trabalho Flexível

"O teletrabalho é a forma de trabalho que quebrou a equação espaço-tempo, ou seja, é possível trabalhar em qualquer lugar, em qualquer tempo, mesmo estando sob subordinação, usando as tecnologias da informática e comunicação"(Martin Pino).
Através da internet o trabalho tanto de empresas quanto de autonômos ficou faciltado, flexível. “ A Internet proporciona tanto às empresas de pequeno porte como às grandes
corporações a flexibilidade de posicionar seu pessoal em qualquer lugar” Cronin (1995,81).
O teletrabalho nada mais é do que um novo modelo de organização do trabalho, o qual possibilita maior alcance dos recursos encurtando o tempo de desenvolvimento do trabalho. Com os softwares particulares de cada empresa ficam mais facéis as parcerias e empreendimentos conjuntos.
são inegáveis oportunidades geradas pelo teletrabalho, hoje é possível realizar mesmas tarefas em casa, ou em qualquer lugar - munido das tecnologias que sustentam essa novidade, tais como gerenciadores de tarefas, planilhas e editores de texto online, discos virtuais, notebooks, smartphones, hotspots Wi-Fi e internet rápida por celular que levam o escritório para qualquer lugar.
Algumas empresas ainda exitam em utilizar esse método, porém para algumas é uma oportunidade de difundir seus negócios e aumentar a produtividade de seus empregados.
Existem opiniões adversas sobre o assunto, Lucia Reggiani é contra essa forma de trabalhar, segundo ela as empresas precisam conhecer os seus funcionários, suas reações.
"As empresas não costumam promover ninguém com quem não tenham tido contato pessoal nem visto em ação. Você pode ser um excelente programador, analista ou consultor, mas a empresa precisa saber como é que você se comporta em situações de crise, como negocia, como se expressa e como se relaciona com os outros integrantes da equipe."
Ainda há muito o que se discutir em relação a esse tema, a não exigência de grandes responsabilidades, horários, deslocamento, rendimento dos serviços são questões que implicam a sua maior difusão.

Duane Löblein
Letícia da Costa

Links:
http://reposcom.portcom.intercom.org.br/handle/1904/4722

http://info.abril.com.br/blog/lucia/

http://www.serpro.gov.br/publicacoes/tema_177/materias/deb_177_02

http://reposcom.portcom.intercom.org.br/handle/1904/18827

http://reposcom.portcom.intercom.org.br/handle/1904/5058

Eveline Poncio disse...
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Sabri e PH disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Teletrabalho

O teletrabalho consiste no trabalho à distância onde o trabalhador realiza seus afazeres fora do local de trabalho, ou seja, através de meios tecnológicos, atualmente o mais usado é a Internet. Essa forma de trabalhar elimina as fronteiras físicas, possibilitando um amplo campo de trabalho, mesmo para as pessoas fora de grandes centros de trabalho.
Apesar de ter sido ampliado com a implantação da Internet sua origem é mais remota, sendo registrado primeiramente no ano de 1857 com J. Edgard Thompson que com o advento do telegrafo gerenciava divisões de sua empresa através de um sistema privado, sem precisar estar necessariamente presente nas divisões.
Mesmo não possuindo uma supervisão tradicional com um superior presente o teletrabalhador está subordinado a cumprir metas de quantidade e qualidade de trabalho, dessa forma deve ter a capacidade de se policiar evitando distrações.
Cada vez mais difundida a sociedade da informação, é necessário que o individuo se atualize buscando novas formas de trabalhar, evitando assim longas jornadas de trabalho e cansaço, oriundos de uma rotina tradicional de trabalho.
Um dos problemas enfrentados pelos teletrabalhadores é o preconceito gerado pela desinformação de muitas pessoas que desconhecem essa prática, sendo necessário um maior esclarecimento a essa oportunidade de trabalho.
Apesar de ser uma prática emergente ainda se tem muito a melhorar, pois não tem uma legislação especifica que de suporte e proteção ao teletrabalhador, de forma que se torna difícil construir uma carreira de trabalho.

Referências:
http://www.teletrabalhador.com/apresentacao.htm
http://www.universia.com.br/materia/imprimir.jsp?id=13589
http://www.unescobr.caminandoutopias.org.ar/unesco_a/curso_a/teletrabajo/caracteristicas.html
http://www.auditoriainterna.com.br/teletrabalho.htm#_Toc471735346
http://www.telecentro.pt/

Eveline Poncio disse...
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Anônimo disse...

Dar-se ao luxo de trabalhar em casa hoje em dia não é mais um mito, TELETRABALHO, essa é a palavra chave para aqueles que procuram manter em residência o seu ganha-pão.
Sem precisar se deslocar, enfrentar horas de trânsito e ainda ficar sendo vigiado por seus superiores em seus horários pré-determinados, o teletrabalhador só conta com a própria competência para poder crescer no universo do trabalho.
O teletrabalhador é a máxima dos dias de hoje, só falta o Brasil e as grandes empresas aqui presentes perceberem. “O que importa é o que e quando se faz e não onde” diz: Álvaro Mello, Coordenador do centro de Empreendedorismo, Inovação e Negócios da BSP (Business School de São Paulo).
Pontos negativos do teletrabalhador são:
- A falta de uma legislação especial.
- Dificuldades em separar o tempo de trabalho com o tempo livre.
- Falta de compreensão de terceiros, (amigos, parentes etc.) muitas vezes não acreditam que a pessoa por estar em, casa está mesmo trabalhando.
- Ainda falta difusão e educação para esta forma de trabalho.
Os materiais e meios básicos de um teletrabalhador são o computador (às vezes necessariamente portátil), conectividade a Internet, para que o teletrabalhador possa expandir suas conexões com outras áreas e países de maneira menos expansiva e mais rápida, telefone, o meio mais básico de comunicação para o teletrabalhador, software de escritório, para organização do dia-a-dia e também de eventos e cronograma de atividades, software de segurança e proteção, para que o mesmo ao se conectar a grande rede não possa sofrer perdas e comprometer dados da empresa a qual ele se integra, mensageiros instantâneos (Msn, Icq, Skype...) para que o teletrabalhador possa reduzir gastos e acelerar a comunicação e a troca de dados, periféricos, são acessórios de usos casuais que podem, vir a melhorar o empreendimento (fax, scanner, modem, gravador de CD/DVD...) .
Jack Nilles, pai do conceito de “teletrabalho” afirma que o mais influente nesse campo ainda imaturo de trabalho é a tática da qual o trabalhador se utiliza para incrementar e facilitar sua vida.
Para o teletrabalhador iniciante, é necessário uma pesquisa sobre o campo, as dificuldades, e as possibilidades. Conversar com pessoas do campo e integrar-se através da Internet com o campo são as primeiras etapas para o teletrabalhador.

Fontes:

http://www.teletrabalhador.com/index.html

http://www.universia.com.br/materia/imprimir.jsp?id=13589

http://www.unescobr.caminandoutopias.org.ar/unesco_a/curso_a/teletrabajo/caracteristicas.html

http://www.janelanaweb.com/reinv/nilles5.html

http://www.telecentro.pt/

Daniel Espina e Philipe Pires

Eveline Poncio disse...

Aprender a aprender - A assimilação da aprendizagem

Quando se questiona o aprender, remetem-se não apenas as relações formais de aprendizado como em sala de aula, é importante lembrar que a todos os momentos estamos aprendendo algo, porém é necessário estarmos "abertos" aos novos saberes e deixarmos nossa mente receber e digerir as novas informações.
A capacidade de aprender é também a capacidade de persistir e prosseguir nas aprendizagens, a força de vontade em aprender algo novo é essencial para que a assimilação ocorra de forma mais eficaz, quando você não tem vontade de aprender fecha sua mente para todas as informações que podem aparecer. Em sala de aula o estudar deve ser encarado com uma forma de adquirir maiores conhecimentos e não apenas como algo a ser memorizado, normalmente quando se decora alguma coisa logo se esquece, e no momento em que você aprende e entende esquece com maio dificuldade.
Trazer o que é aprendido para o dia-a dia e transformá-lo em assunto corriqueiro faz com que se encare as novas informações como “coisas” normais, além de que o resultado da aprendizagem deve ser considerado o próprio conhecimento, onde a pessoa consiga resolver dos problemas mais corriqueiros até os mais complexos.




http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=9AA0D6F8683F49089333D6DB70978305&opsel=1&channelid=0
http://ogerente.com/congestionado/2007/03/29/aprenda-a-aprender/
http://www.direitodeaprender.com.pt/noticias.php?no=67
http://www.estacio.br/graduacao/administracao/monografias/aprendizado_acao.pdf
http://www.xtec.es/~cdorado/cdora2/esp/

Eveline e Juliana

Juliana da Rocha Pedroso disse...

Nova maneira de trabalho

O teletrabalho no qual significa, trabalho à distância é uma forma autônoma no qual se utiliza dos dispositivos telecomunicacionais e informativos assegurando um contato entre o empregador e o teletrabalhador diretamente.Pode ser desenvolvido no campo ou na cidade atuando como fator de inserção dos trabalhadores que estão de fora de grandes centros urbanos.Ele é capaz de gerar muitos trabalhos, especializado ou não, abrangendo uma grande quantidade de trabalhadores, inclusive aqueles que se encontram excluídos, hoje do mercado de trabalho. Neste processo há uma relação de trabalho entre a respectiva organização e o trabalhador, que através dos mecanismos digitais, os softwares, os computadores e os de comunicação (telefone, skype) faz existir um compromisso de ambas as partes. O diferencial é que o trabalhador fica restrito ao espaço da empresa. Existe diversa áreas de atuação, dentre elas, a área de vendas, consultoria, prestação de serviços entre outros.
Essa nova forma de trabalho vêm crescendo muito hoje me dia,uma vez que aumenta a produtividade e diminui custos das áreas. Contudo a falta de um projeto adequado para o posto de trabalho, a falta de contatos sociais acaba sendo algumas das desvantagens quanto a este tipo de trabalho. No Brasil, a falta de tecnologias ainda é pouco acessível às organizações brasileiras.
No teletrabalho a negociação deixa de ser a pessoas física, criando uma relação profissional mais madura como resultado desse trabalho.




http://www.telecentro.pt
http://www.teletrabalhador.com
http://www.geocities.com/teletrabalhos
http://www.auditoriainterna.com.br/teletrabalho
http://www.plannermob.com.br


Eveline e Juliana

Artigos Para Hotéis disse...

TELETRABALHO

Teletrabalho é a função do trabalho à distância, que utiliza equipamentos que permitem essa efetivação em um lugar diferente do que é ocupado pela pessoa que está a realizar. O importante é o que se faz e quando se faz (e não onde se faz). O teletrabalho ou telecommuting ( termo mais moderno) é utilizado por pessoas que exercem seu trabalho sem comparecer obrigatoriamente na empresa e assim utilizando recursos tecnológicos para isso, como por exemplo um computador.
As tecnologias, devidamente implantadas, permitem assim uma redefinição do trabalho e possibilitam a aceleração dos negócios aliada a importantes aumentos da eficiência da empresa. Esse tipo de sistema traz alguns benefícios também para o empregado, que aumenta sua produtividade em menos tempo e organiza seu horário de acordo com sua disponibilidade, conseqüentemente tem mais tempo com a família e diminui seu stress.
Porém o profissional deve cumprir com responsabilidade e dedicação todas as tarefas propostas pela empresa, organizando-se adequadamente para isso, o que exige muita disciplina do empregado.
Portanto esse novo sistema de serviço é um fenômeno que consiste na a evolução do mundo e em conformidade as necessidades do homem moderno, uma conseqüência inevitável do funcionamento da sociedade da informação.

http://www.teletrabalhador.com/introducao.htm

http://www.grandesvendedores.com.br/teletrabalho/oquee.html

http://www.auditoriainterna.com.br/teletrabalho.htm

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:Teletrabalho&sa=X&oi=glossary_definition&ct=title

http://www.grandesvendedores.com.br/teletrabalho/oquee.html


Por: Thais S. Garcia

Anônimo disse...

TELETRABALHO
“As conceituações sobre TeleTrabalho são variadas e se encontram em processo de formação evolutiva, não existindo um consenso, por parte dos estudiosos do assunto, no que tange a uma definição precisa e, se possível, generalizada. As divergências mais específicas ocorrem em relação à utilização ou não de tecnologias de informação e comunicação e na periodicidade da quantidade de horas/mês despendidas em atividades que são desenvolvidas fora do escritório tradicional. Optei por adotar a utilizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que define como a forma de trabalho efetuada em lugar distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a separação física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação”.(http://www.teletrabalhador.com/conceituacao.htm)
A evolução científica-tecnológica permitiu que se criassem novas formas de realização de trabalho, permitindo mais agilidade na realização das tarefas, ao mesmo tempo em que permite o acompanhamento por parte de quem define a execução do trabalho, minimizando as dificuldades encontradas, pois permite fácil acesso devido essa tecnologia estar a disposição não só no local de trabalho, mas a onde estiver o trabalhador.
O teletrabalho é uma modalidade de trabalho que possui vantagens e desvantagens. Entre as vantagens se destacam redução de deslocamento, conseqüentemente redução de custos já que trabalhando na própria casa ou em telecentros próximos o trabalhador ganhará tempo e dinheiro, com o tempo ganho na diminuição das deslocações, o teletrabalhador pode conciliar de forma mais harmoniosa a vida profissional e familiar e dispor mais tempo para a família ou para outros afazeres e até mesmo para o lazer.
O aumento da produtividade com a redução de faltas, associado com a diminuição de espaço por parte da empresa já que não abrigará o funcionário, além da flexibilidade de horários são mais algumas das vantagens do teletrabalho.
Por outro lado o teletrabalho apresenta várias desvantagens tais como o isolamento físico profissional, já que o funcionário trabalhará só, e isolado do convívio pessoal com colegas de trabalho, corre o risco de cair na monotonia da rotina de trabalho, ocasionando também problemas de convivência familiar, além da falta de legislação para o teletrabalho. Ficará difícil para a empresa supervisionar o trabalho de seu funcionário também havendo riscos na veracidade das informações passadas pelo trabalhador à empresa.
“O teletrabalho é a forma de trabalho que quebrou a equação espaço-tempo, ou seja, é possível trabalhar em qualquer lugar, em qualquer tempo, mesmo estando sob subordinação, usando as tecnologias da informática e comunicação”.
(Martin Pino - http://tele-trabalho.blogspot.com/).


http://www.dlt.pt/_teletrabalho1.asp
http://www.telecentro.pt/informacoes/oqueeteletrabalho.htm
http://expressoemprego.clix.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4711



Angelo Henrique Lorini e Eliana de Souza.

Anônimo disse...

TEXTO TELETRABALHO
ACADÊMICOS:
Roscéli Kochhann
Juarez Braga Zamberlan


TELETRABALHO

Não há um conceito definido para teletrabalho. As divergências se dão quanto a utilização ou não de tecnologia e ao número de horas/mês trabalhadas fora do escritório central.
Para Fátima Pinel, o conceito mais abrangente é o utilizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que define como a forma de trabalho efetuada em lugar distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a separação física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação.
Segundo o livro “Teletrabalho em Portugal”, o teletrabalho diferencia-se por possuir características próprias:
-distância,
-tecnologia,
-estruturação ( forma organizativa e modalidade).

O Teletrabalho traz vantagens e desvantagens, a seguir:

a) Para o teletrabalhador:

-VANTAGENS: redução das deslocações, redução de custos, trabalho ao ritmo individual, harmonia da vida familiar e profissional, aumento das oportunidades profissionais, melhor qualidade de vida.

-DESVANTAGENS: isolamento social e profissional, redução de oportunidades profissionais, problemas familiares, falta de legislação, vício do trabalho.

b) para as empresas:

-VANTAGENS: maior produtividade, transformação da estrutura de custos da empresa, flexibilidade no planejamento/estruturação do trabalho, recrutamento mais eficiente e objetivo.

-DESVANTAGENS: maior dificuldade de controlar e supervisionar o trabalho, resistência a mudanças, diminuição da coesão no seio da empresa, investimentos associados a equipamentos/serviços de base tecnológica, riscos de segurança e confidencialidade da informação.

c) Para a sociedade:

-VANTAGENS: redução da poluição, desenvolvimento regional, flexibilidade do emprego.

-DESVANTAGENS: implicações negativas no mercado imobiliário, vulnerabilidade face à competição de potencial do trabalho e mão de obra estrangeira, infoexclusão.

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

O teletrabalho surge como uma solução para a independência financeira de pessoas com necessidades especiais. No caso de pessoas cuja deficiência os impede de se deslocarem para o local de trabalho sem a ajuda de terceiros, trabalhando à distância a partir do seu domicilio, cria uma situação de independência e uma segurança financeira que lhes permite ter uma vida mais digna e sentirem-se inseridos na sociedade.

Essa nova forma de trabalho abre caminhos para diversas profissões e áreas: design gráfico, programação, contabilidade, secretariado, traduções, gestão, recursos humanos, help desk, engenharia informática, admistrativa, arquitetura, jurídica, trabalhos em autocad.

Pensando em teletrabalho como um ramo novo, em experimentação, acredita-se que ainda não é possível afirmar se essa nova forma de trabalho será benéfica ou prejudicial aos trabalhadores, empresas e sociedade. Assim como toda inovação tecnológica, a tendência é concentrar conhecimento e poder, especificamente financeiro.


REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

-www.teletrabalhador.com
Texto de M.Fátima Pinel

-www.dlt.pt/_teletrabalho1.asp
Texto adaptado do livro: “Teletrabalho em Portugal”

-www.expressoemprego.clix.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4711

-www.twiki.dcc.ufba.br/bin/view/PSL/TeleTrabalho

-www.telecentro.org/informacoes/inf_teletrabalho.asp

Anônimo disse...

Teletrabalho

A conceituação de teletrabalho é variada, por isso não existe um conceito geral que a defina por isso traremos vários conceitos para que se possa compreender o que é teletrabalho.
Teletrabalho (telework), trabalho à distância ou ainda o termo mais moderno telecommuting, são termos utilizados para designar o trabalho daqueles que utilizam um computador equipado com modem e linha telefônica e fazem parte ou não do quadro de empregados de uma empresa, mas não precisam comparecer às instalações da mesma para desempenhar suas atividades (BEER e BLANC, 1985 apud Alexandre C Dantas in http://www.auditoriainterna.com.br/teletrabalho).
Teletrabalho é um trabalho realizado a distância, ou seja, longe do escritório geralmente o empregado trabalha em casa, e não precisa antes de chegar ao local de trabalho passar pelo estresse do transito dentre outros “problemas” que enfrenta até chegar na empresa. Por isso acredita-se que possa render mais.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define Teletrabalho como a forma de trabalho efetuada em lugar distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a separação física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação (www.teletrabalhador.com).
Portanto, pode-se entender por teletrabalho o mesmo que: uma modalidade de trabalho que se realiza com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação em local fora dos escritórios centrais ou das instalações de produção do empregador, ou, no próprio lar. (Alexandre C. Dantas).
O teletrabalho como realidade laboral emergente no mercado de emprego é o resultado de alguns fenômenos que confluíram conjuntamente para eliminar custos desnecessários nas empresas, para tornar as organizações mais flexíveis e, deste modo, mais ágeis e competitivas no mercado (Antonio D. Correia, in http://www.telecentro.pt).
Esta prática possui inúmeras vantagens dentre elas podemos citar:
Vantagens para os teletrabalhadores: Redução de deslocações, Diminuição de custos, Trabalho ao ritmo individual, Harmonia entre a vida familiar e profissional, Aumento das oportunidades profissionais, Melhoria da qualidade de vida.
As vantagens para as Empresas: Aumento de produtividade, Transformação da estrutura de custos da empresa, Flexibilidade no planeamento/estruturação de trabalho, Recrutamento mais eficiente / mais objetivo.
Vantagens para a sociedade: Diminuição da poluição, Desenvolvimento regional, Flexibilidade de emprego.
Porem pode apresentar algumas desvantagens também citaremos algumas a seguir:
Desvantagens para os teletrabalhadores: Isolamento social e profissional, Redução das oportunidades profissionais, Problemas familiares, Falta de legislação, O vício do trabalho.
Desvantagens para as empresas: Maior dificuldade em controlar e supervisionar o trabalho, Resistência à mudança, Diminuição da coesão no seio da empresa, Investimentos associado a equipamentos/serviços de base tecnológica, Riscos de segurança e confidencialidade da informação.
Desvantagens para a sociedade: Implicações negativas no mercado imobiliário, Vulnerabilidade face à competição de potencial trabalho e mão-de-obra estrangeira, Infoexclusão.
Para o desenvolvimento do TeleTrabalho, podem ser considerados como um conjunto de recursos que está disponível para uso dos usuários autorizados, seis elementos de segurança:
Disponibilidade : o sistema e os dados críticos devem estar disponíveis quando os usuários precisarem deles;
Utilidade : o sistema e os dados no sistema têm que ser úteis para um propósito;
Integridade : o sistema e seus dados devem estar completos, inteiros e legíveis;
Autenticidade : o sistema deve poder verificar a identidade dos usuários, e os usuários a identidade do sistema;
Confidencialidade : dados particulares só devem ser conhecidos por seus donos, ou por pessoa escolhida com quem o dono compartilha os dados;
Posse : os donos do sistema devem poder controlar a posse. Perder controle do sistema para um usuário malicioso afeta a segurança do sistema para todos os outros usuários(www.teletrabalhador.com).
O teletrabalho vem se tornando cada vez mais aplicável a sociedade que a cada dia se torna mais informatizada.
Para o TeleTrabalho não importa a cor, raça, idade, sexo, deficiência física ou o local onde o trabalhador se encontra, barreiras comuns para o mercado tradicional de trabalho, pode ser desenvolvido no campo ou na cidade, atuando assim como um fator de inserção de trabalhadores fora dos grandes centros urbanos, bastando apenas a difusão das TIC's a locais que ainda não são alcançados por esta infra-estrutura. O TeleTrabalho é capaz de gerar tanto empregos altamente especializados, quanto aqueles que demandam menor especialização, alcançando, portanto, um grande contingente de trabalhadores, inclusive aqueles que hoje encontram-se excluídos do mercado de trabalho(http://www.teletrabalhador.com).

felipe heloise

Anônimo disse...

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