quarta-feira, 23 de maio de 2007

Do site da ANJ

(Se quiser ler no original (quer dizer, no site da ANJ, clique aqui)

Um vôo mais otimista pela imprensa nos EUA

Relatório sobre jornais impressos norte-americanos mostra que há razões para uma visão positiva

Sites e blogs dedicados ao jornalismo registraram com destaque a edição mais recente, divulgada no dia 12 de março, do relatório anual State of the News Media 2007 (Estado da Mídia de Notícias 2007), feito pela respeitada organização norte-americana Project for Excellence in Journalism - PEJ (Projeto para Excelência no Jornalismo). De forma geral, a abordagem foi a de pinçar fatos e conclusões mais negativas sobre o futuro do jornalismo impresso.

Nesse caso, vale citar o escritor e grande frasista Mark Twain, quando soube que circulava a informação de que havia morrido: " A notícia sobre minha morte foi um exagero". O mesmo vale para comentários sombrios sobre a indústria jornalística feitos a partir do relatório do PEJ.

Dificilmente blogueiros e outros analistas apressados leram o documento de mais de 160 mil palavras e 700 páginas. O mais provável é que tenham se limitado às 38 páginas do sumário executivo e a uma leitura seletiva de alguns trechos, como o capítulo que trata dos sites de jornalismo e sobre a blogosfera.

Na verdade, o documento completo traz informações que mostram que, embora a indústria jornalística passe neste momento por um período de desafios e adaptações, persistem as evidências de sua força. A começar pelo imenso público consumidor de jornais. Num dia médio, informa o relatório do PEJ, cerca de 51 milhões de pessoas nos Estados Unidos compram um jornal e 124 milhões o lêem.

Os jornais diários dos Estados Unidos têm obtido margens de lucro, antes dos impostos, próximas dos 20%. E mais: as edições on-line estão conquistando leitores e receitas publicitárias num "ritmo saudável". A combinação das duas versões faz com que a audiência dos jornais seja, hoje, maior que nunca.

As empresas norte-americanas têm se empenhado em aperfeiçoar o jornalismo on-line, mas, adverte o relatório, ainda não está claro se a internet lhes permitirá ganhar dinheiro suficiente para sustentar o jornalismo tal como se desenvolveu em sua longa história de 400 anos.

A internet, diz a pesquisa, é um desafio que pode conduzir a um aumento da audiência por caminhos que levam aos jovens e a leitores que têm se mostrado arredios à imprensa, com expansão e diversificação das receitas publicitárias.

Moral da história: para os autores de State of the News Media 2007 há muitas razões para otimismo. As pessoas que realmente gostam de notícias ainda preferem os jornais por uma grande margem. E o que é mais importante: muitos dos problemas entrevistos podem ser corrigidos. De longe, a maioria das queixas mais relevantes em relação a eles - tempo, conveniência e acesso - são algo que a internet pode amenizar.

Problemas maiores, como a perda de interesse da população pelas notícias, podem surgir. Isso não ocorrerá se a sociedade seguir produzindo cidadãos interessados. Uma das coisas que ajudaria nesse sentido, segundo o público entrevistado, é melhorar o estilo dos textos, a qualidade das análises e diversificar os tópicos abordados, além de aumentar a oferta de material de forma imediata e interativa.

Jornais sob constante exame

O Project for Excellence in Journalism é uma organização de pesquisa nascida na Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, de Nova York, considerada a escola de Jornalismo mais prestigiosa do mundo. Atualmente, o PEJ está ligado ao Pew Research Center.

Por meio de pesquisas, estudos, análises, debates, treinamentos e laboratórios, o PEJ é um fórum de alto nível. "Nosso objetivo, acima de tudo, não é apenas diagnosticar os problemas da imprensa, mas criar alternativas que clareiem o papel essencial do jornalismo, além de identificar exemplos de bom jornalismo por todos os EUA", afirmam os idealizadores do projeto.

O site do PEJ - http://www.journalism.org- traz um clipping diário das principais notícias do universo editorial, ensaios, pesquisas e indicação de livros sobre comunicação e jornalismo. O relatório Estado da Mídia de Notícias 2007 pode ser acessado diretamente no endereço http://www.stateofthenewsmedia.org/2007.

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